Só encontramos o que procuramos

Numa época em que a imagem prevalece sobre tudo, até sobre o pensamento e o mérito, acho útil relembrar que o nosso olhar só encontra aquilo que procura. Por isso, mesmo que já tenham visto o vídeo aqui postado, pensem bem naquilo que o vosso olhar procura no início e aquilo que é obrigado a ver depois.



As pessoas não "parecem" talentosas; talento, ou se tem ou se ganha, não "parece".
Neste caso, a pessoa que tem chama-se Susan Boyle, escocesa de 47 anos, que vive com um gato e nunca foi beijada. Mas tem. Tudo.

Desejo comentários sobre:
a) A ditadura dos padrões estéticos. Esta senhora é bonita? Porquê?
b) A representação social da mulher de mérito ou sucesso. As mulheres que "aparecem" nos media, artistas e afins, podem ser feias? Porquê?
c) Qual a razão para os olhares de desdém e embaraço constrangido do público e do júri, antes da Susan começar a cantar?

6 Responses to "Só encontramos o que procuramos"

Pinky (visit their site)

a) Não, não é muito bonita. Porque para os padrões estéticos esta mulher não corresponde para ser bonita, ao ter 47 anos, e o seu aspecto.
b) Não, não pode, porque hoje em dia as pessoas que aparecem por exemplo na televisão, são pessoas com maquilhagem, roupa adequada... enquanto que Susan Boyle tem uma aparência de uma pessoa completamente normal.
c)Os olhares constrangidos do púbico e júri são devido ao aspecto de Susan Boyle, porque nunca ninguém pensou que ela de 47 anos, pudesse ter aquela voz.

dii (diana) (visit their site)

Oláá :D

a)Como podemos ver esta senhora por fora pode não ser bonita, mas por dentro pode ser linda até, maravilhosa. Como o ditado diz "As aparências iludem".

b)As pessoas que aparecem na televisão, os chamados artistas aparentemente sao bonitos pelo que nós vemos na televisão.
Mas se virmos um artista à nossa frente nós podemos ficar chocados, pois a aparência que vemos na televisão não é a mesma que vimos nessa mesma pessoa.
Hoje em dia existe a maquilhagem como a minha colega Sandra disse. Hoje a maquilhagem consegue esfarça tudo, uma ruga, uma borbulha.
Mas enquanto à Susan Boyle ela não é dessas, de se maquilhar, de se vestir bem.
Ela fisicamente vem normal.

c) Os olhares constrangidos do público e do júri vem da maneira como a senhora vem vestida.
Pois ninguem dá a idade que ela tem , e toda agente ficou surpreendida com a voz que ela tem.

Marisa (visit their site)

a) mais ou menos ... na minha opiniao há pessoas mais feias!

b)podem ... (apesar de na televisao praticamente so se verem pessoas bonitas), porque as pessoas nao devem ser julgadas apenas por a sua aparecia! Há pessoas feias por fora e bonitas por "dentro", com qualidades tao boas ou melhores que algumas pessoas muito bonitas, como é o caso de Susan Boyle (feia (como dizem as pessoas) por fora, mas que tem qualidades boas, neste caso a voz).

c)Os olhares constrangidos do público e do júri vêm devido à sua aparencia/aspecto!
Ninguém lhe dava 47 anos, ninguém dizia q ela tinha uma voz daquelas, ninguém "dava" nada por ela, e esta conseguiu surpreender todas as pessoas deixando-as todas de boca aberta!

Joana Ferreira (visit their site)

a)Bem vamos la escrever... esta senhora aparentemente por fora nao e la muito bonita e ninguem lhe da 47 anos por causa da aparencia dela...susan aparentemente por fora n e bonita porque hoje em dia dasse muita atençao a aparencia exterior e as pessoas julgam outras por isto sem se quer se importarem com a beleza que a dentro destas despresendo-as por serem feias mas susan n e bonita e linda por dentro e por isso devemos sempre conhecer as pessoas 1º por dentro por mais feias que sejam por fora e quando as começamos a conhecer por dentro e este e bonito deixamos d achar essa pessoa feia por fora...

b)podem ser feias.mas maioritariamente são escolhidas a dedo e principalmente que tenham alguma beleza fisica.no caso da susan ela pode n ser bonita fisicamente mas o que conta e o grande talento que ela tem para cantar.e as vezes essas pessoas que estao na tv podem ser bonitas por fora mas por dentro as vezes sao pessoas sem cabeça excentricas e cheias de manias

c)bem aqueles olhares de desdem e constragimento eram uma especi de olhares como quem diz o que e que esta "velha" veio para aki fzer?cantar? tbm ta deve ser deve ser deve com esse vestido saloio e com esse cabelo.
com uma aparencia assim n deve ter mt talento esta aqui so para nos empatar...
no fundo fizeram juizos de valor antes de tempo sem se ker ver o seu grande talento
por isso nunca desistam dos vossos sonhos por mais feia que a vossa aparencia possa parecer mas vale a pena lutar como susan boyle fez

Catarina =D (visit their site)

ola....

nao tenho muito a dizer, apenas acho que as pessoas nao devem "julgar" as outras pela aparência....
Neste caso a Susan surpreendeu o publico com a sua voz, tendo ela uma imagem menos bonita...

mariana (visit their site)

a)A senhora aparentemente nao parece bonita mas nem tudo o que parece e. Pelo aspecto sem duvida nao diriamos que e uma mulher bonita. Mas quando ela "abre a boca" e começa a cantar acho que cala bem todos aqueles que a acham feia.

b)Actualmente no mundo em que vivemos as mulheres e nao so, sao julgadas maioritariamente pela sua aparencia, o que nao esta correcto. Isto era um concurso de musica nao de moda, por isso acho que a beleza nao devia de interferir com o modo como esta mulher canta. Mas sem duvida que uma mulher feia na carreira seja da musica seja em qualquer outra carreira nao consegue o sucesso que uma mulher bonita consegue. E aos espectadores tambem interessa mais ver uma mulher bonita e elegante que uma gorda e feia. Tudo vem da mentalidade das pessoas.

c)Susan para alem de nao ser aq mulher mais bonita do mundo nao esta propriamente bem vestida nem e uma senhora dentro da idade que habitualmente vemos nestes programas. Mas admiro a coragem de esta senhora e e pena que nao hajam mais mulheres com a força e a vontade de Susan.